sexta-feira, 31 de julho de 2020

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Na vida há muito mais PERGUNTAS do que respostas. Aliás, as respostas não aparecem sem muita procura... E quando elas surgem a gente pensa, mas é claro! Porque eu não havia pensado nisso? Agora tudo fica tão claro como o dia... Intrigados com aquilo que martela nas nossas mentes a respeito do desconhecido partimos à procura do conhecimento. Através dos mapas e dos livros, das pesquisas online ou qualquer outra fonte alternativa é possível encontrar respostas às nossas indagações... O que não podemos aceitar é ficar de braços cruzados duvidando de tudo e muitas vezes aceitando (gato por lebre) na posição de quem não está nem aí com o que acontece à nossa volta. É muito comum alguém dizer: não é problema meu... Mas hoje em dia estamos aprendendo que o problema de um acaba sendo o problema de todos-indistintamente... Já não somos os únicos donos do próprio ar que respiramos. Já não podemos pensar e agir individualmente porque estamos todos no mesmo barco. Um barco que está à deriva superlotado e passível de afundamento. Então? Como devemos agir para o bem de todos? Esta é só mais uma pergunta a ser respondida por qualquer pessoa de bom senso, o que acha??   

SE FOSSE VOCÊ

Se fosse você, na pele de um morador de rua - sem teto, sem alimento, sem lenço e sem documento... O que você faria? Quais seriam os seus anseios? Os seus devaneios, as suas agruras e até mesmo suas loucuras? Se o seu caminho é sem volta, será que não dá revolta? Se foi buscando melhora que viu que tudo piora, o que faria agora? Sentindo-se abandonado, socialmente desprezado, sem voz, desacreditado... Já tentou se colocar aí, bem no seu lugar apenas por um momento pra viver seu sofrimento? Sem censurar, sem julgar, apenas para sentir e assim poder refletir qual seria a boa ação? Já que você é um cristão e até pode ajudar... Se fosse você com certeza, veria a delicadeza como elixir em ação, aliviando o coração... Um pão e um cobertor já é uma forma de amor para quem não tem mais nada no frio da madrugada ao relento, sem abrigo. Ainda bem que não é comigo-você pode até pensar; eu não quero o seu lugar... como eu iria aguentar? E ele vai levando a vida de todos os bens despida... Sem ganância de abundância... Só o pão de cada dia decerto é o que lhe faria feliz e rico, eu diria.

sábado, 25 de julho de 2020

Os Animais e a Gente

Na infância a gente tinha uma noção muito diferente de como as coisas realmente aconteciam e uma delas era de que os passarinhos não precisavam trabalhar para viver. Talvez porque eles estavam sempre voando de um lado para outro num eterno frenesi chilreando e pulando de galho em galho. Depois a gente começava a entender que nenhum ser vivo estava isento dos seus afazeres... Descobrimos que os machos tratavam as fêmeas no ninho durante a incubação dos ovos. E até mesmo revezavam de vez em quando no ninho, certamente para descansar um e outro. Todos os animais da mesma espécie cooperam uns com os outros em busca de alimento e abrigo. Eles também, como nós fazem algazarra e promovem disputas para mostrar aos membros do seu bando que estão aptos para os desafios da vida. Aqui a gente preocupa-se com os bandidos, lá eles precisam ficar atentos aos predadores. Afinal descobrimos que os bichos não são tão diferentes da gente como pensávamos. Todos os seres vivos trabalham para garantir o seu sustento... 

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Vida e Morte

Há uma linha imperceptível separando a morte da vida, seguindo paralelamente conosco ao longo de todo o percurso vital, às vezes esticando ou afrouxando e até mesmo se enroscando no final do trajeto... Muitas vezes podemos achar o fio da meada e conseguimos desatar os nós para retomar o caminho e seguir em frente... Sabemos que a morte existe e vive sempre à espreita depois da próxima curva ou a qualquer descuido de todos os seres vivos que povoam a terra. Como a morte não possui um rosto, nem uma forma definida ela pode surpreender qualquer ser vivo onde quer que esteja. E como a gente e qualquer animal não está preparado para morrer acaba facilitando as coisas... Quase sempre é tarde demais quando damos de cara com a morte. E quando a superamos dizemos que nascemos de novo. É por estas e outras razões que devemos estar sempre atentos aos perigos que nos cercam de todos os lados e em todos os momentos. E nesse momento específico da pandemia tenhamos a consciência de evitar o contágio das pessoas que amamos e até mesmo dos nossos desconhecidos, porque eles também merecem viver, assim com você. PREVINA-SE! DÊ UMA CHANCE DE AJUDA AO SEU ANJO DA GUARDA... 

domingo, 19 de julho de 2020

Descendo a Ladeira

A humanidade vem evoluindo dia após dia na ciência com um invento novo a cada segundo pelo mundo. O progresso tecnológico é tão grande que chega a assustar a gente. O futuro chegou de maneira tão repentina que até parece que atravessamos um portal do tempo. É como se dormíssemos aqui e acordássemos logo ali... E aí ficamos pensando como é possível? Ou como foi possível? Tudo tornou-se possível, claro através das perguntas que martelavam nas cabeças pensantes de pessoas não conformadas com a mesmice de sempre. Na busca incessante por novos conhecimentos, cientistas do mundo inteiro desenvolveram programas, criaram ferramentas modernas, inventaram máquinas capazes de realizar todo tipo de trabalho com muito mais eficiência e rapidez. Hoje em questão de horas uma única máquina pode executar o trabalho de dezenas de pessoas com o mínimo de esforço e o máximo de aproveitamento. Em contra partida a família vem descendo a ladeira. Os casamentos são desfeitos do dia para a noite do mesmo modo que acontecem. O amor vem descendo a ladeira entre os casais, entre familiares, entre amigos. A moral vem descendo a ladeira, assim como a ética e a decência. A honestidade caiu em total desuso. E quando a gente vê uma pessoa honesta hoje causa-nos espanto... Será que isso tem volta??

sexta-feira, 17 de julho de 2020

RESILIÊNCIA

Desde os nossos primeiros passos temos aprendido a cair e levantar até encontrar o equilíbrio necessário para seguir em frente, mas não sem muito sofrimento e frustração. Muitas vezes choramos e muitas ainda nos deparamos com obstáculos diversos e com todos os graus de dificuldades capazes de fazer-nos desistir depois de várias tentativas. A vida é um eterno aprendizado. E nessa escola não se admite reprovação. Indagações surgem a todo momento nas mentes ávidas por novos desafios. Cruzar os braços e fingir que não está acontecendo nada à nossa volta é a pior decisão. Sempre haverá uma saída para aqueles que a procuram. Não importa onde, nem quando nem de quem é a culpa... Importa arregaçar as mangas, levantar a cabeça e partir para o enfrentamento, seja lá qual for a crise. O MUNDO É DE DEUS E ELE EMPRESTA AOS VALENTES.
CUIDEMOS DA NOSSA SAÚDE E QUE DEUS NOS AJUDE a superar mais essa provação que não tem data para acabar... É preciso MUITA ORAÇÃO.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Família

Família! família! Vovô, vovó, titia! Família! Família! Almoça junto todo dia... Já foi o tempo em que as Famílias eram assim. Hoje, podemos contar nos dedos as poucas famílias que ainda fazem questão de reunir para o almoço. A quase totalidade das famílias de hoje desconhecem esse hábito tão saudável, tão importante para a união de todos, nesse abençoado momento de aconchego e troca de assuntos e ideias. Na maioria dos casos o almoço é um verdadeiro corre-corre. Uns vão com o prato para o sofá, ligam a televisão e entre uma garfada e outra olham as mensagens no celular... Outros comem de pé para terminar bem rápido e voltar ao trabalho. Há ainda aqueles que se trancam no quarto e só saem de lá se mamãe ou papai gritar que seu tempo acabou... SERÁ QUE NINGUÉM CONSEGUE VER QUE ISSO ESTÁ ERRADO? Para onde foi o DIÁLOGO? QUAL ERA MESMO O SINÔNIMO DA PALAVRA UNIÃO?? E O AMOR? SERÁ QUE AINDA EXISTE??

quarta-feira, 15 de julho de 2020

A Música Elevada

Quem canta encanta. Seus males espanta. A música é uma ferramenta essencial à vida de qualquer pessoa. Como componente do C.E.Cântico da Paz eu me encanto sempre ao cantar músicas sublimes e elevadas. Me emociono ao ver como a melodia atinge todas as fibras do corpo e da mente da gente chegando aos recantos mais profundos, no âmago do ser. A música é tão importante que, se a gente vê um pássaro logo quer vê-lo cantando. E quando a gente se depara com pessoas humildezinhas, sofridas mesmo e mesmo assim seguem cantarolando pela rua vemos que elas são capazes de fazer mais felizes todos à sua volta. Uma boa música consegue aplacar a ansiedade de um doente acamado, dando-lhe um pouco de paz e esquecimento de suas dores. A Musicoterapia já é administrada em vários hospitais e casas de saúde como um meio alternativo de melhorar a auto estima e a vontade de superar o sofrimento de estar preso (a) a uma cama de enfermaria.       

sábado, 11 de julho de 2020

Conexão

Na Natureza todos os seres vivos estão, de alguma forma conectados em perfeita sincronia uns com os outros. E nesse sistema de interdependência, plantas fungos animais e minerais convivem numa parceria constante de ajuda mútua. É um verdadeiro toma lá dá cá... Cá entre nós humanos sempre houve uma cultura de INDIVIDUALISMO EXACERBADO que fez da HUMANIDADE o pior inimigo, não só da Natureza mas da própria RAÇA HUMANA. Não existe nenhuma naja ou cascavel capaz de destilar tanto veneno, quanto a língua de uma pessoa perversa... Tais pessoas só dão valor à sua pessoa. O resto é o resto... No momento atual até aqueles que assim pensam estão começando a rever seus conceitos, não pelos outros, mas por si mesmos. Estamos descobrindo, a duras penas que SOMOS RESPONSÁVEIS UNS PELOS OUTROS onde quer que estejamos, já que a raça humana pode desaparecer da face da terra se não MUDAR DE ATITUDE JÁ... 

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Somos Todos Responsáveis

Em tempos de pandemia é preciso transparência e decência por parte das autoridades nas formas de veiculação das informações a serem transmitidas à população. A responsabilidade sobre tais informações recai sobre os ombros dos Prefeitos, Governadores, Presidente da República e Agentes de Saúde. Cabe também a cada um de nós o discernimento e a obrigação de adotar todos os protocolos de segurança para evitar o contágio entre nós, usando corretamente a máscara, os óculos, o álcool em gel e manter o distanciamento obrigatório entre as pessoas. O vírus é como o vento (ar) que não pode ser visto, mas pode ser sentido... Combater o que a gente vê é muito fácil! Difícil é livrar-se daquilo que não podemos perceber... Só sabemos se estamos positivos depois do contágio e aí, já pode ser muito tarde para a maioria das pessoas. Sejamos sensatos! Usemos a máscara e evitemos o contato... E que DEUS nos ajude.  

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Sonhar é Preciso

As pessoas que não SONHAM ou não anseiam por uma VIDA MELHOR tendem a ficar presas às condições atuais, isto é, acomodam-se com a vida que levam, acham que é assim que DEUS quer e por isso permanecem quase estacionadas com pouquíssima previsão de um futuro melhor. Já os sonhadores, mesmo acreditando na providência divina, são enérgicos em busca  dos seus sonhos.
Essas pessoas não esperam acontecer. Elas CRIAM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS... Não importa quanto do seu tempo seja consumido para alcançar seus objetivos...
TODO SONHO É REALIZÁVEL mas para tanto é necessário ACORDAR O MAIS CEDO POSSÍVEL. O sonho pode tornar-se um pesadelo para aqueles que insistem em dormir demais, no intuito de verem um milagre... Os milagres até acontecem, mas É PRECISO MUITA FÉ E MUITO JOELHO NO CHÃO!! Então, ao invés de só pedir e esperar que aconteça o melhor a fazer é IR À LUTA enquanto é cedo, dando tudo de si, fazendo por merecer...
Já vi muita gente que detesta estudar e ninguém é obrigado a gostar, mas todos nós precisamos perseguir nossos sonhos para que eles não se tornem PESADELOS PERMANENTES.
A FALTA DO CONHECIMENTO É UMA PORTA QUE SÓ SE ABRE POR DENTRO.